Carregando.
Aguarde.

menu

(11) 3091-4464

[email protected]

15/09/2016

HomeNoticiasEnvelhecimento altera fluxo de cálcio no coração, revela estudo
HomeNoticiasEnvelhecimento altera fluxo de cálcio no coração, revela estudo
Envelhecimento altera fluxo  de cálcio no coração, revela estudo

Envelhecimento altera fluxo de cálcio no coração, revela estudo

Um estudo de pesquisa básica desenvolvido na Unicamp traz uma série de conhecimentos novos sobre o transporte e a regulação do cálcio no coração humano. Os íons de cálcio, espécie eletricamente carregada do elemento, são responsáveis por iniciar o processo de contração muscular cardíaca, que pode estar alterado em doenças associadas ao mau funcionamento do coração.

O estudo da Unicamp avaliou, entre outras questões, se fatores como o sexo e a idade do indivíduo afetam o transporte de íons de cálcio no miocárdio, músculo do coração que possui funcionamento autônomo e involuntário. Os resultados dos experimentos revelaram uma importante influência do envelhecimento sobre essa questão.

Conforme a idade do indivíduo avança, há uma tendência de redução na liberação de cálcio pelo retículo sarcoplasmático, estrutura celular responsável pelo armazenamento e liberação deste íon. De acordo com os pesquisadores, isto pode limitar a contração do miocárdio.

Leia a reportagem completa em: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/668/envelhecimento-altera-fluxo-de-calcio-no-coracao-revela-estudo

Voltar