Carregando.
Aguarde.

menu

(11) 3091-4464

[email protected]

20/09/2016

HomeNoticiasPesquisa revela que fumantes são passíveis de alterações que podem desencadear a insuficiência cardíaca
HomeNoticiasPesquisa revela que fumantes são passíveis de alterações que podem desencadear a insuficiência cardíaca
Pesquisa revela que fumantes são  passíveis de alterações que podem  desencadear a insuficiência cardíaca

Pesquisa revela que fumantes são passíveis de alterações que podem desencadear a insuficiência cardíaca

Um estudo conduzido por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e da Faculdade de Medicina de Harvard mostrou que a exposição ao fumo provoca o espessamento das paredes cardíacas e reduz a capacidade do coração em bombear sangue, elevando o risco de insuficiência cardíaca. A pesquisa também mostrou que quanto maior a exposição cumulativa ao cigarro, maior o dano cardíaco. O estudo acaba de ser publicado na revista Circulation Cardiovascular Imaging e divulgado pela American Heart Association.

“Os dados da pesquisa sugerem que o tabagismo pode provocar alterações diretas na estrutura e função do coração, o que pode levar a um maior risco de insuficiência cardíaca, mesmo em indivíduos que não tiveram infarto do miocárdio”, disse Wilson Nadruz Junior, professor do Departamento de Clínica Médica da FCM e autor da pesquisa.

Leia a reportagem completa em: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/669/pesquisa-revela-que-fumantes-sao-passiveisde-alteracoes-que-podem-desencadear-insuficiencia

Voltar