Carregando.
Aguarde.

menu

(16) 3373-6757

[email protected]

28/09/2016

HomeNoticiasPesquisa enfoca invasão de javalis no território nacional
HomeNoticiasPesquisa enfoca invasão de javalis no território nacional
Pesquisa enfoca invasão de javalis no território nacional

Pesquisa enfoca invasão de javalis no território nacional

Objetivo é avaliar o efeito do animal no meio ambiente
[27/09/2016]

A invasão dos javalis em regiões brasileiras começa a ser preocupante para muitos proprietários de terras. No início dos anos de 1990, existiu uma pressão muito grande de comercialização do animal no país. Os produtores importaram matrizes, mas o negócio não deu certo, e o animal foi liberado para a natureza.

“Muitos javalis escaparam porque o animal é agressivo. Muitos outros foram liberados intencionalmente para a natureza, após IBAMA proibir a  criação no país no final dos anos 90”, explica Felipe Pedrosa, aluno de doutorado da Unesp de Rio Claro, que desenvolve a tese Ecologia da invasão do javali e a suas consequências para a conservação da biodiversidade.

O objetivo do estudo é verificar se a espécie, o javali, pode ser um substituto funcional para antas, queixadas e cateto. “Quero saber se o javali pode substituir a função ecológica que foi perdida pela extinção local das antas, queixadas e catetos”, diz o doutorando.

Leia a reportagem completa em: http://unan.unesp.br/destaques/0/23655/pesquisa-enfoca-invasao-de-javalis-no-territorio-nacional


Voltar