Carregando.
Aguarde.

menu

(11) 3091-4464

[email protected]

10/10/2017

HomeNoticiasNovos fármacos para o tratamento da tuberculose
HomeNoticiasNovos fármacos para o tratamento da tuberculose
Novos fármacos para o tratamento da tuberculose

Novos fármacos para o tratamento da tuberculose

Pesquisa da Unesp utiliza as ferramentas da Química Medicinal
Paula Carolina de Souza e Guilherme Felipe Fernandes são, respectivamente, alunos de doutorado e mestrado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara.
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada por micobactérias do complexo Mycobacterium, no entanto, a espécie responsável pelo maior número de casos de morbidade e mortalidade em humanos é o Mycobacterium tuberculosis (MTB).

Ocupando o ranking mundial como a doença infecciosa responsável pelo maior número de mortes, nos últimos anos a tuberculose ultrapassou em número de casos e mortes a infecção causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O último levantamento realizado em 2015 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou 9.6 milhões de novos casos no mundo e 2 milhões de mortes causadas pela doença. Ainda de acordo com a OMS, estimativas apontam que um terço da população mundial esteja infectada com a forma latente/dormente da doença, na qual o tratamento é frequentemente ineficaz devido à falta de fármacos com capacidade para atuar no estado adormecido das bactérias.


Voltar