Carregando.
Aguarde.

menu

(16) 3373-6757

[email protected]

14/04/2016

HomeNoticiasUFSCar inaugura Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável
HomeNoticiasUFSCar inaugura Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável
UFSCar inaugura Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável

UFSCar inaugura Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável

No novo espaço serão desenvolvidas pesquisas que envolvem conceitos e práticas de Química Verde

No dia 8 de abril, aconteceu o evento de inauguração do Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem), com sede no Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento contou com a presença de docentes, pesquisadores, representantes da GlaxoSmithKline (GSK) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O CERSusChem é coordenado pela docente do DQ Arlene Correa e formado por pesquisadores da UFSCar, USP, Unicamp, Unesp e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de contar com colaboração com instituições nacionais e internacionais. O Centro tem o objetivo de promover o desenvolvimento e uso efetivo da química sustentável, com envolvimento da pesquisa acadêmica, industrial farmacêutica e de biotecnologia para superar os desafios atuais em síntese orgânica, com base nos princípios da química sustentável. O principal foco das pesquisas do CERSusChem é o desenvolvimento de catalisadores, materiais que facilitam a interação dos reagentes resultando em processos com menor demanda energética, redução na geração de resíduos e aumento de produtividade.


A mesa de inauguração contou com a presença da professora e coordenadora do novo Centro, Arlene Correa; Marcos José Cataldo, Diretor-Médico da GlaxoSmithKline Brasil; do Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira; do professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior, do Instituto de Física da USP de São Carlos, representando Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor Científico da Fapesp; da diretora do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar, Sheyla Mara Baptista Serra; e do vice-chefe do Departamento de Química, Romeu Cardozo Rocha Filho. A professora Arlene iniciou o evento e apresentou a estrutura e os objetivos do CERSusChem. O Vice-Reitor da UFSCar destacou a importância do Centro para o desenvolvimento científico e também no processo de integração de universidades e instituições de pesquisa.


Mais informações sobre o CERSusChem podem ser obtidas no site www.cersuschem.ufscar.br

Voltar