Carregando.
Aguarde.

menu

(16) 3373-6757

[email protected]

18/04/2016

HomeNoticiasPesquisadores avaliam os efeitos do LSD no cérebro humano
HomeNoticiasPesquisadores avaliam os efeitos do LSD no cérebro humano
Pesquisadores avaliam os efeitos do LSD no cérebro humano

Pesquisadores avaliam os efeitos do LSD no cérebro humano

Substância desencadeia alterações nos padrões de conectividade de regiões do cérebro associadas à visão e à consciência

RODRIGO DE OLIVEIRA ANDRADE

Um grupo internacional de pesquisadores, entre eles o neurocientista brasileiro Eduardo Schenberg, à época no Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), analisou em detalhes os efeitos do LSD no cérebro humano por meio de diferentes técnicas de neuroimagem. LSD é a sigla de Lysergsäurediethylamid, palavra alemã para a dietilamida do ácido lisérgico, substância conhecida pelo seu efeito alucinógeno. Em um estudo publicado na segunda-feira, 11, na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), os pesquisadores verificaram que o ácido desencadeou alterações nos padrões de atividade e conectividade de redes de neurônios no cérebro de voluntários.

Os achados podem ampliar as perspectivas de estudo envolvendo o uso de LSD e outras substâncias químicas no tratamento de distúrbios psiquiátricos. Isso porque essas drogas parecem interromper padrões de conectividade entre redes cerebrais em diferentes áreas do cérebro. É a primeira vez que esse tipo de estudo é feito. Até então, quando o LSD era mais estudado, antes de sua proibição em meados dos anos de 1960, nenhuma das técnicas usadas de neuroimagem existiam.

Leia a reportagem completa em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/04/15/pesquisadores-avaliam-os-efeitos-do-lsd-no-cerebro-humano/

Voltar