Carregando.
Aguarde.

menu

(16) 3373-6757

[email protected]

22/04/2016

HomeNoticiasFiocruz obtém registro para tratamento infantil de H1N1
HomeNoticiasFiocruz obtém registro para tratamento infantil de H1N1
Fiocruz obtém registro para tratamento infantil de H1N1

Fiocruz obtém registro para tratamento infantil de H1N1

Alexandre Matos (Farmanguinhos/Fiocruz)

 

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) acaba de obter o registro do Oseltamivir pediátrico na concentração de 45mg. Neste caso, o medicamento é indicado para o tratamento da gripe provocada pelo vírus influenza A (H1N1) em crianças a partir de um ano de idade. Concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o registro foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da 11/4. A unidade da Fiocruz aguarda solicitação do Ministério da Saúde para iniciar a produção.

Segundo a gerente do projeto de desenvolvimento do produto, Marcia Pietroluongo, que atua na Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da unidade da Fiocruz, a elaboração do medicamento começou em 2014. “Farmanguinhos já produz o Oseltamivir de 75 mg para uso adulto. Esta apresentação do medicamento em cápsulas de 45 mg vai facilitar a prescrição para pacientes com menor peso corporal”, explicou a especialista.

O Brasil tem vivido em estado de alerta para uma possível epidemia de Influenza A (H1N1). Para se ter uma ideia, de acordo com o Ministério de Saúde, somente nestes primeiros meses de 2016 foram registrados 444 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) provocadas pela influenza A (H1N1). Dos 76 óbitos registrados, três foram crianças com menos de dois anos. O fosfato de oseltamivir é o mais indicado para tratar a doença. Acesse o Protocolo de Tratamento de Influenza 2015.

 

 

Leia a reportagem completa em: https://agencia.fiocruz.br/fiocruz-obtem-registro-para-tratamento-infantil-de-h1n1

Voltar