menu

(11) 3091-4464

[email protected]

HomeBlogLançada a OQSP-2019 com o tema: Tabela Periódica dos Elementos Químicos
HomeBlogLançada a OQSP-2019 com o tema: Tabela Periódica dos Elementos Químicos

Lançada a OQSP-2019 com o tema: Tabela Periódica dos Elementos Químicos

postado em 10/09/2018

Brasileiros conquistam Ouro Olímpico da Química

Pela primeira vez o Brasil alcançou medalhas de ouro na International Chemistry Olympiad (50th IChO), depois de acumular medalhas de prata e bronze ao longo dos anos.  Todos os estudantes da delegação brasileira retornaram com medalhas da 40th IChO (provas teóricas e práticas em Bratislava, Eslováquia e premiação em Praga, República Tcheca, em 28 de julho de 2018): Vinícius Figueira Armelin (São Paulo) e Ivna L. Ferreira Lima (Ceará) trouxeram OURO; João Victor Moreira Pimentel e Orisvaldo Salviano Neto (ambos do Ceará) vieram com prata e bronze, respectivamente. Com esse resultado o Brasil se classificou na 12ª posição entre os 76 países (em 2017 esteve na 18ª). 

No final de setembro, os quatro seguirão para El Salvador, Guatemala, para representar o Brasil na 23ª Olimpíada Iberoamericana de Química.

Vencedores da OQSP-2018 representam São Paulo na prova da OBQ

A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP-2018) alcançou sua Fase Final em 9 de junho passado. Mantendo características únicas introduzidas em 1997 a prova final foi precedida de experimentos demonstrativos e a correção se deu de imediato, enquanto os estudantes almoçavam, visitavam laboratórios e assistiam ao show do grupo Química em Ação. A Fase Final, registrada em mais de 300 fotos, culminou com premiação e entrega de 50 medalhas. Vinícius Armelin obteve nota máxima, fazendo jus ao Prêmio Talentos, que passou a integrar sua coleção de duas dezenas de medalhas.  

Os ganhadores de medalhas da OQSP e paulistas com medalhas de ouro ou prata na OBQJr representaram o estado de São Paulo na prova da Olimpíada Brasileira de Química, aplicada em todos os estados do país em 25 de agosto passado.

Muitos dos paulistas reforçaram sua preparação para a prova da OBQ participando, na 1ª semana de julho, da Escola Olímpica da Química no IQ-USP. 

OQSP-2019 é lançada tendo Tabela Periódica dos Elementos Químicos como tema

Em 2019 terão se passado 150 anos desde a proposição, por Dmitri Mendeleev, da organização dos elementos químicos numa tabela periódica que, por sua importância, levou a ONU, por meio da UNESCO e com o apoio da IUPAC, a declarar 2019 o Ano Internacional da Tabela Periódica. A OQSP-2019 pretende motivar desde já os estudantes de 1ª e 2ª séries do ensino médio do Estado de São Paulo a estudar, fazer experimentos e escrever sobre o tema "TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: Comparação Experimental de Propriedades Periódicas". 10 mil cartazes e 10 mil folders chegarão a milhares de escolas nos próximos dias e a página da OQSP-2019 na AllChemy, com orientações sobre a redação, calendário e regulamento está aberta desde o dia 3 de setembro. 

Cada colégio ou escola poderá inscrever as 4 melhores redações de seus alunos até 21 de novembro de 2018. Uma comissão de sessenta doutores em química selecionará, até março vindouro, 100 redações, habilitando o (primeiro) autor a participar da Fase II - Final da OQSP-2019, ao lado de 40 “treineiros” de exatas ou biológicas da FUVEST, 8 vencedores do Torneio Virtual de Química (IQ-Unicamp) e 4 da Olimpíada Regional de Química (FFCLRP-USP). Além dos tradicionais prêmios para vencedores de medalhas de ouro, serão concedidos os prêmios "Destaque" para estudante de escola estadual da SEESP e "Mulheres para a Química".

Estudantes do IQ-USP realizam Semana da Química

Em 2018 a tradicional Semana da Química do IQ-USP, na sua 35ª edição, terá como tema "O Poder da Química: do meio ambiente à tecnologia" e será realizada na semana de 1 a 5 de outubro de 2018. Inscrições abertas também a estudantes que não estudam no IQ e se interessem pela programação.

___________________________________________
A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo é promovida pela Associação Brasileira de Química – Seção Regional São Paulo e realizada por uma equipe de mais de sessenta Profs. Doutores em Química, tendo como patrocinadores, ABICLOR, Associquim/Sincoquim, BRASKEM, CLARIANT, CRQ-4ª Região, DOW, Univ. Presb. MACKENZIE e PREDILECTA; conta com o apoio do Instituto de Química da USP, da FUVEST e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Para descadastrar-se ou cadastrar escolas e colegas nesta lista, escreva para [email protected].

10 09/2018

 

Últimos posts

 

 

Comentários

Post: 0 comentários

Escreva seu comentário