menu

(11) 3091-4464

[email protected]

HomeBlog [Olimp. Quimica SP] Brasileiros vencem a Olimpíada Ibero-americana de Química
HomeBlog [Olimp. Quimica SP] Brasileiros vencem a Olimpíada Ibero-americana de Química

[Olimp. Quimica SP] Brasileiros vencem a Olimpíada Ibero-americana de Química

postado em 05/10/2018

Brasileiros vencem XXIII OIAQ
Brasileiro na OIAQ-2018
Prof. Lucas Rodrigues (IQ-USP, ex-olímpico),
Vinicius, 
Orisvaldo, João Vitor, Ivna e mentor
OIAQ-2018 - Vinicius - medalha de ouro

Fluxograma das olimpíadas
clique para ampliar
OQSP-2019-cartaz

Brasileiros vencem XXIII Olimpíada Ibero-americana de Química

A mesma delegação de 4 estudantes que recentemente trouxe ao país as primeiras medalhas de ouro da International Chemistry Olympiad (50th IChO) que, somadas a uma de prata e uma de bronze, alçaram o Brasil à 12ª posição entre os 76 paísesparticipantes, agora coloca o Brasil em 1º lugar no pódio da 23ª Olimpíada Iberoamericana de Química realizada entre 21 e 28/09 em San Salvador, El Salvador, com 17 países representados. 

O paulista  Vinícius Figueira Armelin, detentor de duas dezenas de outras medalhas, encabeçou a lista de vencedores, seguido do cearense  Orisvaldo Salviano Neto, ambos conquistando ouro, enquanto João Victor Moreira Pimentel obteve prata e Ivna L. Ferreira Lima, bronze. O espírito olímpico e o congraçamento dos participantes durante a semana em El Salvador pode ser apreciado na galeria da fotos

Oportuno recordar que a Olimpíada de Química do Estado de São, ao longo de duas décadas selecionou muitos dos talentos que depois se destacaram nas olimpíadas brasileira e internacionais de química e seguem com sucesso suas carreiras, mas somente o Vinicius alcançou nota 10,0, atribuída por banca de 18 doutores em química em junho passado na Fase Final da OQSP-2018. A nota mais próxima foi atribuída em 2011 a Tábata Amaral de Pontes, detentora de três dezenas de medalhas que se graduou em Ciências Políticas e em Astrofísica na Universidade de Harvard e agora se dedica a projetos voltados ao melhoramento da educação no Brasil, sendo candidata à Câmara.    

Estudante do Instituto de Química da USP encabeça resultados da Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química

Acaba de ser anunciada a relação do 20 primeiros colocados na 1ª Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química - OBESQ-2018 e nela constam 8 estudantes do estado de São Paulo, 4 do Ceará, 3 do Rio de Janeiro, 3 do Distrito Federal, um da Bahia e um do Rio Grande do Sul. 

O estudante do Instituto de Química da USP, São Paulo, SP, Gabriel Ferreira Gomes Amgarten é o único que tem o nome entre os três vencedores em todas as áreas da prova (Química Geral, Inorgânica, Orgânica, Analítica e Físico-química), seguido de Gabriel Pineschi Braun (Rio de Janeiro) e José Marques Neto (Ceará). Antes de ingressar no IQ-USP, Gabriel fez o ensino médio em Fortaleza e já é detentor de medalhas de bronze da IChO (2017 e 2018) e medalhas de ouro da OIAQ e da OBQ, entre outras. 
 
OQSP-2019 está com as inscrições abertas até 21 de novembro

A OQSP-2019 convida os estudantes de 1ª e 2ª séries do ensino médio do Estado de São Paulo a estudar, fazer experimentos e escrever sobre o tema "TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: Comparação Experimental de Propriedades Periódicas". Mais de 3 mil escolas públicas e privadas receberam os cartazes e folders e seus dirigentes poderão selecionar as 4 melhores redações de seus alunos e inscrevê-las até o dia 21 de novembro de 2018 na página da OQSP-2019 na AllChemy, que também traz orientações sobre a redação, calendário, regulamento, resultados e centenas de redações sobre os temas anteriores. 

Uma comissão de sessenta doutores em química selecionará, até março vindouro, 100 redações, habilitando o (primeiro) autor a participar da Fase II - Final da OQSP-2019, ao lado de 40 “treineiros” de exatas ou biológicas da FUVEST, 8 vencedores do Torneio Virtual de Química (IQ-Unicamp) e 4 da Olimpíada Regional de Química (FFCLRP-USP) conforme esquematizado no fluxograma ao lado. Além dos tradicionais prêmios para vencedores de medalhas de ouro, serão concedidos os prêmios "Destaque" para estudante de escola estadual da SEESP e "Mulheres para a Química".

Estudantes do IQ-USP realizam Semana da Química

Está em curso, entre 1 e 5 de outubro, a 35ª Semana da Química do IQ-USP com  programação relacionada com o tema "O Poder da Química: do meio ambiente à tecnologia". Entre os participantes, além dos estudantes dos cursos de graduação diurno e noturno do IQ, como sempre, há estudantes de outras instituições de ensino, entre outros interessados.
___________________________________________
A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo é promovida pela Associação Brasileira de Química – Seção Regional São Paulo e realizada por uma equipe de mais de sessenta Profs. Doutores em Química, tendo como patrocinadores, ABICLOR, Associquim/Sincoquim, BRASKEM, CLARIANT, CRQ-4ª Região, DOW, Univ. Presb. MACKENZIE e PREDILECTA; conta com o apoio do Instituto de Química da USP, da FUVEST e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Para cadastrar escolas e colegas nesta lista ou sair dela, escreva para [email protected].

_______________________________________________
OQSP mailing list
[email protected]
https://lista.iq.usp.br/cgi-bin/mailman/listinfo/oqsp

05 10/2018

 

Últimos posts

 

 

Comentários

Post: 0 comentários

Escreva seu comentário