menu

(11) 3091-4464

HomeBlogManifestação de apoio à Diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
HomeBlogManifestação de apoio à Diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Manifestação de apoio à Diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

postado em 29/07/2019

A Diretoria e o Conselho da Academia de Ciências do Estado de São Paulo vêm a público expressar seu apoio ao diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Ricardo Galvão, frente às críticas que colocam em dúvida a qualidade e a seriedade do trabalho realizado pelo Instituto, de notório reconhecimento nacional e internacional.

Ao longo de décadas, o INPE tem sido uma das organizações que melhor expressa a capacidade do Brasil de construir ciência e transformar esse conhecimento em benefícios não apenas para o país, mas também para a humanidade.

Enquanto a questão ambiental ganha cada vez mais peso na agenda internacional, os dados coletados e divulgados pelo INPE se somam aos esforços feitos por diversos países para a preservação das condições de vida humana e da biodiversidade no planeta. Além disso, as críticas feitas não têm qualquer base científica e desconsideram a imensa contribuição que o Instituto Nacionais de Pesquisas Espaciais dá ao Brasil e ao mundo. Essas são algumas das razões pelas quais as críticas ao professor Ricardo Galvão e aos especialistas do Instituto têm sido recebidas com repúdio unânime da comunidade científica internacional.

O governo precisa compreender que ao apontar um aumento na destruição da Amazônia, o INPE ajuda o país a zelar por um de seus maiores patrimônios naturais. Ao mesmo tempo, ajuda a economia brasileira a crescer, uma vez que a Amazônia é fundamental para a estabilidade do clima e garante as condições excepcionais de funcionamento da agricultura em todo o seu território.  

Em um momento em que as sociedades do conhecimento consolidam as suas lideranças mundiais com base em decisões fundamentadas em conhecimento científico, o Brasil precisa se colocar no mesmo caminho se quiser se manter competitivo no futuro.

A ACIESP acredita que cientistas e governantes devem ampliar o espaço de diálogo e cooperação para que juntos possamos retomar o crescimento do país e aumentar o bem-estar da nossa população. 

 

Diretoria e Conselho da ACIESP

29 07/2019

 

Últimos posts

 

 

Comentários

Post: 0 comentários

Escreva seu comentário