menu

(11) 3091-4464

[email protected]

HomeBlogDelegação brasileira traz 3 medalhas de ouro, 4 de prata e uma de bronze de duas olimpíadas internacionais de Química
HomeBlogDelegação brasileira traz 3 medalhas de ouro, 4 de prata e uma de bronze de duas olimpíadas internacionais de Química

Delegação brasileira traz 3 medalhas de ouro, 4 de prata e uma de bronze de duas olimpíadas internacionais de Química

postado em 25/10/2017

Superando as ótimas marcas de 2016, neste ano os 4 estudantes de ensino médio selecionados pela Olimpíada Brasileira de Química (OQQ) para representar o Brasil em olimpíadas internacionais conquistaram há uma semana 3 medalhas de ouro e uma de prata na Olimpíada Iberoamericana de Química (XXII-OIAQ, Lima, Perú, 8-15/10/2017), encabeçando a lista de 13 países países participantes. Já haviam trazido 3 medalhas de prata e uma de bronze da 49th International Chemistry Olympiad (IChO-2017), realizada em Bangkok,Tailândia (06-16/07/2017) com cerca de 300 competidores de 76 países. A delegação do Brasil ficou na 18ª posiçãoà frente, por exemplo, de países europeus como Alemanha, França, Itália, Grã-Bretanha, Espanha e Portugal.

Olimpíada Química do Estado de São Paulo tem BIORREFINARIAS como tema
Convida-se todos os estudantes de ensino médio do Estado de SP a  escreve uma redação sobre o tema: "Biorrefinarias: Conversão de Biomassa em Produtos Químicos"para participar da OQSP-2018. O lançamento da OQSP-2018 na AllChemy em 1º de setembro passado foi reforçado com a postagem cartazes e 3 folders para mais de 3 mil colégios. Cada escola pode inscrever a 4 melhores redações selecionadas pelo e-mail [email protected] até 21 de novembro próximo. 

Na Fase Final da OQSP-2018 programada para 9 de junho de 2018, aos 100 autores de redações classificadas se juntarão 40 treineiros de FUVEST, 8 vencedores do TVQ (IQ-Unicamp) e 4 da ORRP (DQ-FFCLRP-USP). Os exames serão corrigidos imediatamente e no encerramento, ao final do dia, serão entregues 50 medalhas de R$6 mil em prêmios. Os 50 vencedores participarão em agosto de 2018 da OBQ, via de acesso à IChO-2018 (República Tcheca & Eslovaquia),  IChO-2019 (Paris, França), etc. 

Recomenda-se a todos a leitura das 20 redações da OQSP-2017 sobre "Química nas Olimpíadas", bem como as das 19 edições anteriores todas publicadas na AllChemy.

Olimpíada Brasileira de Química conclui Fase III
A seleção dos estudantes mais talentosos e estudiosos para a IChO e a OIAQ de 2018 já está em curso. Em 26 de agosto passado, cerca de 50 vencedores por estado fizeram o exame da Fase III da OBQ-2017, cujos resultados são aguardados nos próximos dias. Já o exame da Fase II da X OBQJr (para estudantes das séries finais do ensino fundamental) foi aplicado nacionalmente em 23 de setembro e os resultados devem sair no início de novembro.  

USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e
stá em curso de 23 a 29/10/2017 comvasta programação voltada especialmente para crianças e jovens. A Universidade de São Paulo, por exemplo, desenvolve 131 atividades no campus da capital.

Exposição “A importância dos produtos químicos para uma vida melhor” ganha versão digital
A exposição foi criada pelo Sinproquim com o apoio da Frente Parlamentar da Química em São Paulo e tem atraído grande interesse de estudantes, professores e do público em geral. Estima-se que mais de 10 mil pessoas --inclusive os participantes da Fase Final da OQSP-2017-- já tenham visitado a mostra física itinerante, que acaba de ganhar uma versão digital 
no endereço www.sinproquim.org.br/exposicaocompreendendo tabela periódica dinâmica e vídeos mostrando como produtos utilizados em nosso dia a dia são fabricados graças à Química. 

Química é Vida: palestras na Biblioteca MunicipaMário de Andrade
Visando divulgar a química de forma acessível ao público em geral a Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Química da USP lançou o ciclo de palestras "Química é Vida" como parte da programação de eventos da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no centro da cidade de São Paulo. 
__________________________________________
A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo é promovida desde 1997 pela Associação Brasileira de Química – Regional São Paulo, realizada por uma equipe de 65 Profs. Doutores em Química sob coordenação do
 Prof. Dr. Ivano G. R. Gutz e tendo como patrocinadores atuais: ABICLOR, Associquim/Sincoquim, BRASKEM, CLARIANT, CRQ-4ª Região, DOW e Univ. Presb. MACKENZIE; conta também com o apoio do Instituto de Química da USP, da FUVEST e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Para descadastrar-se ou cadastrar escolas e colegas nesta lista, escreva para[email protected].

25 10/2017

 

Últimos posts

 

 

Comentários

Post: 0 comentários

Escreva seu comentário